domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sócrates e os media

Já toda a gente que me lê (duas ou três pessoas, portanto) sabem que tenho um interesse na análise dos media. E sabem que normalmente a minha própria análise vem estruturada nos pressupostos de coisas como o propaganda model proposto por Ed Herman e Noam Chomsky, assim como algumas ideias retiradas do Michael Parenti.

Ou seja basicamente isto parece ser o tipo de notícias que me deixaria com uma imensa curiosidade em perceber o que afinal se passa nisto tudo.

Mas devo dizer que o meu interesse nisto tudo é bastante próximo de zero. Admito que vou comprar o Sol e ver quais são as últimas deste caso, mas seja como for é bastante óbvio que as coisas não podem obviamente ser como são reportadas nos soundbytes. Nunca em tempo algum pode Sócrates ter um plano para poder comandar os media.

Simplesmente numa cultura como a que é vigente tal não precisa de suceder. Em primeiro lugar porque quem tem realmente o poder no tipo de democracia como a que existe em Portugal não são os políticos. Sim eles divertem-se bastanta, mas todos nós sabemos quem de facto manda no tasco. Quanto muito Sócrates faz parte de uma qualquer pandilha que quer comandar os media. Mas meus caros se isso é espantoso então espantado fico eu.
É mais que óbvio que pessoas ligadas a estruturas de poder vão querer manter esse poder. Mais que óbvio! Ainda mais óbvio é que nós, o povo, devemos tudo o que está ao nosso alcance para combater esta tendência. Mas por favor tenham juízo e não vamos em histerias. Muito mais poder sobre o que sai (ou não  sai) nos media tem os senhores do capital. E se tudo isto está a ser reportado é porque os directores gerais têm interesse em que isto saia. Se tudo isto está a sair é porque eles sabem que amanhã ainda lá vão estar depois de tudo isto ter saído.

Em conclusão: sim o Sócrates é um camelo da pior espécie, mas tudo isto me parece altamente desproporcionado.

Ps: Ainda tenho que ler mais umas coisitas e no futuro voltarei a isto.

0 comments: