quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Olhó Watergate português

Quiçá ainda mais ridículo que o original.

Sei que ainda há pessoas que pensam que o Watergate aconteceu devido à liberdade de imprensa e opinião. Que o Watergate sucedeu devido a um punhado de jornalistas intrépidos, destemidos e altamente honrados que suaram as estopinhas para fazer valer os mais altos valores do jornalismos.

Realmente eles fizeram valer os mais altos valores do jornalismo. Pena é que esses valores tenham muito pouco a ver com a pluralidade, a defesa e procura da verdade, e a objectividade.
Pena é que esses valores têm tudo a ver com a defesa de instituições e pessoas que detêm poder.

Nos anos 70, aquando da administração Nixon, rebentaram uns quantos escândalos:

  1. COINTELPRO
  2. Pentagon Papers
  3. Um punhado de rufias tenta arrombar o gabinete de um democrata
  4. Descobre-se que Nixon tinha mandado espiar através de escutas telefónicas, e não só, uns quantos políticos.

Os Pentagon Papers demonstram que a Nixon se pode atribuir milhões de mortes de civis no Vietnam do Sul, Cambodja e Laos. Demonstra ainda o papel genocida de anteriores administrações naquela que é chamada de Guerra do Vietnam (um nome muito mais apropriado seria A Segunda Guerra da Indochina). Desde carpet bombing a saturation bombing, desde a mentira que o LBJ apresentou aos americanos (e ao mundo, já agora) sobre o "incidente" do Golfo de Tonkin, desde guerra química efectuada premeditadamente contra camponeses, etc, etc, etc...

O que se descobriu sobre o COINTELPRO demonstrou que há muito que várias administrações estavam envolvidos em actos de subversão, conspiração, e terrorismo contra movimentos de direitos sociais: as acções vão desde a simples espionagem até ao homicídio de um activista negro com a conivência e o envolvimento do FBI, sabotagem de movimentos feministas, sabotagem de movimentos dos direitos dos índios, etc, etc, etc...

E depois houve os casos das escutas e o arrombamento de escritório (não esquecer que este foi o acontecimento que deu fôlego ao Watergate).
Do que é que a imprensa falou. O que foi que a imprensa perseguiu? Porque é que Nixon caiu?

Todos os outros crimes tiveram cobertura praticamente nula. Todos os outros crimes caíram no esquecimento. Hoje fala-se do Watergate como se fosse uma grande coisa.
Pfffffff, sinceramente!

Uma imprensa muito livre pelo que vejo.

0 comments: