quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Liberdade de expressão

Eu acredito quase totalmente na liberdade de expressão. Acho que desde que não se incite à violência contra outros, desde que não ponha em causa a integridade dos outros (e este ponto é muito problemático.) realmente acho que se pode dizer tudo.

Seja inteligente, eloquente, belo, idiota, irracional, ignorante, falso, verdadeiro, em acordo comigo, em desacordo comigo...

O pormenor é que isto funciona nos dois sentidos. Eu também me dou essa mesma liberdade.

Um exemplo: acho que as pessoas podem dizer que defendem a guerra no Afeganistão porque estamos a lutar contra os terroristas dos taliban e os malucos extremistas da Alqaeda.
Mas claro está que se disserem isso ao pé de mim eu reservo-me o direito de responder. E se me der ao trabalho de  responder o que digo é: a guerra no Afeganistão nada tem a ver com derrotar os taliban e a Alqueda.
Em primeiro lugar porque os taliban hoje em dia existem devido ao financiamento dos EUA e Reino Unido. E quando eles estavam a financiar as escolas do Paquistão que estavam a formatar essas mentes doentes eles sabiam muito bem o que estavam a financiar. Em segundo lugar porque durante a década de 90 (praticamente mesmo até ao 11 de Setembro de 2001) os EUA apoiaram os taliban. Financeira e logisticamente.
E novamente eles sabiam bem as atrocidades cometidas pelo regime taliban. Eles sabiam bem das violações de direitos humanos que eram praticadas de forma continuada em solo Afegão. Na altura nada disso interessava devido à planos de pipelines que passariam no Afeganistão.
Depois relativamente a Alqaeda o que tenho a dizer é que não existe. Pelo até 2001 não existia. E sei também que não existiu até cerca de 2004 e 2005. Se calhar até mais um ano ou dois. Agora não tenho tanta a certeza, mas a existir não é a organização altamente organizada e centralizada que os meios noticiosos fazem crer. Muito longe disso.

Ou seja, basicamente não acredito na defesa da liberdade de expressão quando a noção de liberdade de expressão não incorpora também a liberdade de responder.

0 comments: