sábado, 27 de março de 2010

Os costumes

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para pegar as bananas, os cientistas atiravam um jacto de água fria sobre os que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco subia a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo o correu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

"- Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui."

6 comments:

garibaldov disse...

Essa experiência é mesmo real? Mas eram macacos de cauda? Não eram chimpazés certo?

ateixeira disse...

Acho que não é real. Antigamente isto circulava por email, mas no outro dia lembrei-me desta história (vá-se lá saber porquê) e decidi colocar isto aqui.

Acho que se fizesse mesmo a experiência com macacos o resultado não seria o relatado, mas se se fizesse com humanos acho que o resultado seria mesmo esse. ;)

E a ser real que diferença faria se fossem macacos de cauda ou chimpanzés?

garibaldov disse...

Só quis saber dessa diferença por os chimpanzés estarem mais perto de nós genéticamente. De qualquer maneira podes ver aqui que essa experiência que falas parece estar bem longe da realidade:

http://caisdegaia.blogspot.com/2008/01/moral-dos-macacos.html

ateixeira disse...

Esta experiência de que falo e penso não ser real, como aliás já disse.

Estou com uma insónia lixada, mas amanhã já leio o blog para que linkas e teço as minhas habituais diatribes.

Abraço

ateixeira disse...

Já li e pareceu bastante interessante. E o que é melhor é que a metodologia do estudo também foi indicada e assim podemos dizer se concordámos com a conclusão ou não.

Mas o que achaste do artigo que linkaste?

ateixeira disse...

Olha este: http://caisdegaia.blogspot.com/2008/12/quando-os-chimpanzs-atacam.html?showComment=1269373377291