sábado, 20 de março de 2010

Bunker Busters em Diego Garcia

A ilha de Diego Garcia recebeu há poucos dias novas visitas. Segundo parece Obama mandou transferir para lá Bunker Busters como mostra de alguma coisa. Resta saber se se seguirá um bombardeamento do Irão ou se é apensa para fazer cara de mau.

Para além disso resta ainda referir, porque penso que a maior parte dos leitores não deverá saber, como é que a ilha de Diego Garcia foi parar as mãos do Exército dos EUA: em 1971 o Reino Unido decidiu ceder a ilha ao Governo Norte Americano para a utilizar como base militar. Claro que os milhares de pessoas que lá habitavam não interessavam para nada. Segundo as palavras utilizadas na altura a "ilha devia ser desinfectada".

Anos após a remoção forçada dos Chagossianos, que nunca receberam nenhum tipo de compensação real, iniciou-se uma batalha legal pelo o seu direito a voltar à Terra que era deles. Mas as duas super-potências mundiais utilizaram de todos os truques e mais alguns para que tal não sucedesse. Desde dizer que na ilha não existiam indígenas apenas trabalhadores sazonais, a éditos reais tudo valeu.

Hoje em dia, uma boa parte dos cerca de 2000 chagossianos que tiveram que abandonar a ilha cometeu suicídio e outros vivem na mais pura das misérias.

Assim vai o mundo.

0 comments: